10 dicas essenciais para ser um fotógrafo profissional

A fotografia é mais do que registrar o momento, é fazer história através das lentes. E por que não transformar este hobby delicioso em sua profissão? Se este é seu desejo, hoje vamos te mostrar 10 dicas para você sair do amadorismo e ser um profissional respeitado no mercado.

 

1 - Qualidade é melhor que quantidade

Para começar você não precisa ter todas as câmeras, lentes e acessórios disponíveis no mercado. Quantidade não é sinônimo de qualidade. O mais importante é que você domine o seu equipamento, saiba como fazer a melhor foto com o que têm em mãos.

Com novos trabalhos, com certeza, conseguirá comprar novas lentes e equipamentos.

 

2 - Fotografe no modo manual

Saia da sua zona de conforto, ou seja, pare de fotografar no modo automático. No modo manual você terá controle da luz, do desfoque e tudo mais. Assim, vai conseguir realmente mostrar seu olhar diferenciado.

 

3 - Aprenda mais e mais!

Como qualquer profissão, o fotógrafo precisa sempre se reciclar. Leia livros, explore a internet, faça cursos online e presenciais, converse com outros profissionais e tudo mais que você julgar importante para sempre aprender mais e se manter atualizado. E, lembre-se, tudo que descobrir pratique bastante antes de apresentar ao seu cliente!

 

4 - Monte seu portfólio

Montar um bom portfólio é uma maneira de passar confiança para o seu cliente, seja uma noiva ou um empresário.

Selecione suas melhores imagens e crie uma apresentação para enviar junto ao seu orçamento. Mas se você ainda não tem muitos trabalhos para apresentar, a dica é convidar amigos para um ensaio ou pedir para cobrir algum evento de graça para adquirir mais experiência e novas imagens para seu portfólio.

 

5 - Profissional multitarefas

No início da sua carreira como fotógrafo, você não terá pessoas responsáveis por atendimento ao cliente, organização de contratos, orçamentos e agendas. Todas essas tarefas terão que ser executadas por você.

Aprenda sobre atendimento ao cliente, use de agendas para se manter organizado com seus contratos e orçamentos. A organização nesta parte é essencial para que no futuro você consiga distribuir estas funções para outras pessoas.

 

6 - Tenha calma

Dar início ao próprio negócio não é fácil. Ninguém nasce sabendo fotografar ou administrar uma empresa. Você escolheu ser dono da sua empresa e precisa aprender a passar pelas turbulências da profissão. Tenha calma quando aparecer os problemas, mas não desista. Persistência muitas vezes é a chave para o sucesso!

 

7 - Pergunte sempre

Não tenha medo de perguntar para pessoas que já vivem o seu sonho, ou seja: fotógrafos profissionais. Tire suas dúvidas pessoalmente, envie e-mails ou até mesmo se disponha a acompanhar um fotógrafo em ensaios, mesmo que não receba pagamento por isso.

 

8 - Tenha boas referências

Seguindo a dica 7, acompanhe o trabalho dos profissionais que você admira. Analise ensaios, observe a direção de modelos, de casais, a distribuição de objetos, a composição de cenário, a aplicação de cor e luz, o resultado final da edição.

Mas, lembre-se: usar uma foto ou ensaio como referência não significa copiá-lo, mas sim se inspirar para conseguir criar sua própria identidade na fotografia.

 

9 - Identidade visual

Tenha seu trabalho disponível para que as pessoas acessem no Facebook, Instagram ou até mesmo um site. Desenvolva um logomarca conceitual que defina seu estilo de trabalho, crie um cartão de visita que passe toda a informação essencial sobre seu trabalho e ande sempre com eles.

 

10 - Seja você, seja criativo!

Seja diferente e valorize seu olhar. Criar uma identidade por meio das imagens é o que irá te destacar no mercado. Saia do padrão, busque novas técnicas, novos projetos e esteja sempre um passo à frente de seus concorrentes.

 

Aprenda sempre mais!

Se capacitar é tão essencial quanto treinar seu olhar na fotografia, por isso temos um Curso Completo de Fotografia para você entrar de cabeça neste novo mundo e alcançar seu sonho.

Não perca mais tempo, e clique aqui para fazer parte do clube Technos e garantir diversos benefícios! ;) Vem pra Technos! Estamos te esperando!

Compartilhe:

Autor: Gabriela Marins em 17/08/2018