Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Chegamos na metade do ano, você já fez dezenas de entrevistas de emprego e nada deu resultado? Sabemos que este é o problema de muitas pessoas, principalmente, depois que a crise econômica se abateu em nossos país.

Por esta e tantas outras razões, neste post iremos mostrar algumas dicas para você aumentar a chance de mandar bem na entrevista e conseguir a vaga de emprego que tanto busca. Vamos lá?!

 

1 - Durma e alimente-se bem

Pode até parecer conselho de mãe ou óbvio, mas é essencial. Estar com uma aparência saudável e descansada já conta pontos no momento da entrevista. Afinal, não dizem que a primeira impressão é a que fica?! ;)

Alimente-se bem e de maneira leve. Não coma uma feijoada antes da entrevista para não correr o risco de passar mal.

 

2 - Pontualidade

Em hipótese alguma chegue atrasado na entrevista!
Veja com antecedência o percurso e quanto tempo em média leva para chegar ao local. Programe-se para chegar entre 20 e 15 minutos de antecedência. Caso aconteça um imprevisto durante o percurso, entre em contato com o entrevistador avisando o motivo e quanto tempo irá se atrasar.

 

3 - Roupa e postura adequadas

Como é o estilo dos funcionários do local onde você está concorrendo a vaga? É formal, informal, descolado? Vista-se de acordo com o estilo da empresa. Mas lembre-se, por mais que seja um local completamente informal, o menos sempre é mais. Evite decotes muito ousados, bonés, roupas muito curtas e por aí vai.

Tenha postura desde a recepção do local. A partir do primeiro funcionário que abrir a porta, você já estará sendo observado. Não faça nenhum comentário desagradável ou qualquer brincadeira. Seja simpático, educado e gentil.

 

4 - Domine seu currículo

Ao ser perguntado de suas experiências profissionais ou cursos, tenha pleno domínio para falar. Se tiver algum receio, estude seu currículo antes da entrevista.
#dicaextra Leve o currículo impresso. Por mais que já tenha enviado por email ou entregue pessoalmente, o entrevistador pode se esquecer de pegá-lo. Se antecipe e tenha uma cópia extra com você.

 

5 - Desligue o celular

Nem precisamos falar muito sobre isso, não é mesmo?! Mas fica aqui esta dica para não esquecer este detalhe tão importante.
Mas caso você esqueça e ele toque durante a entrevista, aja com naturalidade pedindo desculpas e desligue-o em seguida.

 

6 - Olhe nos olhos, seja confiante e objetivo

Muitas vezes o nervosismo pode aparecer, mas respire fundo e se controle. Sempre olhe nos olhos do entrevistador para transmitir confiança. Não precisa fixar o olhar o tempo todo, mas ao menos olhe no rosto da pessoa para mostrar interesse pelo momento.

E seja objetivo. Não enrole em uma resposta, não conte histórias ou saia do assunto. Responda o que lhe foi perguntado de maneira tranquila e natural.

 

7 - Não minta!

Jamais minta! Os entrevistadores estão tão acostumados a fazer entrevistas que já logo detectam um candidato mentiroso. O corpo, olhar e fisionomia irão dar sinal de uma mentira, por mais que você tente disfarçar.

 

8 - Não menospreze ou critique suas experiências anteriores

Por mais que a experiência em outra empresa não tenha sido tão boa, cuidado ao comentar sobre ela. Não fale muito da sua insatisfação, isso pode passar uma imagem ruim ao entrevistador.

 

9 - Pontos fortes / fracos: responda de maneira adequada

Esta é a pergunta mais comum em uma entrevista e uma das mais difíceis de  responder. Para se sair bem nesta, prepare a resposta antes. Em casa, anote pelo menos cinco qualidades e cinco defeitos. Lembrando que sempre como o foco profissional. Ou seja, qualidades que irão agregar na vaga que está concorrendo. Ou defeitos que podem atrapalhar na vaga.

#dicaextra Evite dizer que é perfeccionista ou ansiosa, estas respostas já são muito clichê e o pior é que muitas vezes o candidato nem consegue explicar como a ansiedade ou o perfeccionismo atrapalham seu desenvolvimento de carreira.

 

10 - Seja sua melhor versão autêntica

Se preparar é necessário, mas ser autêntico é essencial. Por isso não decore respostas e não fique duro e sem expressão, como um robô.

Demonstre como é a sua melhor versão, venda sua imagem da melhor maneira. Afinal, se você conseguir a vaga não terá como sustentar um personagem que montou na entrevista. Seja você, sempre!

 

Coloque em prática todas estas dicas e, com certeza, aumentará suas chances em conseguir o emprego sonhado. :D
Boa sorte! Estamos na torcida!

Compartilhe:

Autor: Gabriela Marins em 14/06/2018