Dicas para montar um plano de estudo perfeito

Final do 1º semestre está chegando, as provas se aproximando e você sem saber por onde começar os estudos, não é mesmo?

Esta é uma das maiores dores de cabeça dos estudantes: a montagem de um plano de estudos.

São tantas dúvidas neste momento que por vezes você fica paralisado e não consegue montar o plano. Ou até mesmo, planeja um mirabolante cronograma de estudos que não condiz com a sua realidade, e novamente acaba falhando nesta missão.

Pensando nisso tudo, hoje vamos te ajudar com algumas dicas essenciais para resolver este problema e conseguir arrasar na prova. ;)

1. Organize sua rotina de estudos

Olhe para sua rotina e coloque em uma planilha seus horários. Colocando no papel ~ ou em uma planilha no Excel, o que irá facilitar ainda mais. #dicaextra ~ conseguirá ver os horários de folga ou até mesmo alterar alguns.
Após esta etapa é a hora de abrir mão de alguma atividade ou pelo menos reduzir o tempo dela. Sim, infelizmente você terá que acordar 30 minutos mais cedo ou reduzir o tempo no game. Mas te garanto que será por um bem maior. Nas férias você poderá recompensar estes minutos. :D

2. Defina seus horários de estudo

Rotina desenhada, horários alinhados, agora é a hora de reservar ~ e cumprir ~ os horários que você definiu para os estudos.
E não se preocupe se não conseguiu reservar muitas horas. Acredite o que importa é um estudo de qualidade, ou seja, focado no material. Ao menos 15 minutos dedicados à isso será melhor que 2 horas em que você irá se distrair ~ #dicaextra.

3. Selecione as matérias para estudar

Têm várias matérias para estudar, mas não sabe por qual começar? Uma grande dica é invistir mais atenção naquela que você menos gosta, ou mais precisa de nota. Se sempre iniciar os estudos pela sua matéria preferida nunca sobrará tempo para a matéria “chata”.
Encare como um desafio, você pode até começar a gostar mais daquela matéria. E com certeza sua nota irá melhorar. Vai valer a pena. ;)

4. Crie ciclos de estudos

No primeiro tópico falamos para criar uma rotina de estudos com horários programados, mas é preciso mesclar estes horários porque afinal a vida de um estudante é cheio de imprevisto e isto pode te prejudicar. Por exemplo, está determinado que toda segunda-feira irei estudar português, toda terça-feira matemática e, assim, por diante. Porém na segunda apareceu um imprevisto, então só irá estudar português na próxima segunda?! Não!
Para isso não acontecer crie ciclos mesclados de estudos. Desta maneira você assegura de estudar tudo o que precisa.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Já fizemos um post aqui no blog sobre como você pode aumentar suas notas com a ajuda da tecnologia, se ainda não leu clique aqui, e vamos reforçar isto neste item. Programe seu celular para te lembrar da hora de estudo, crie planilhas online, utilize de aplicativos e tudo mais o que for te ajudar.

Lembre-se a principal dica é focar e focar. Com muito estudo você, com certeza irá conseguir a nota que tanto precisa. :D
Depois conta aqui no blog se funcionou as dicas! Bons estudos!

Compartilhe:

Autor: Gabriela Marins em 07/06/2018