Assistente de Crédito e Cobrança

Benefícios

Conquiste uma oportunidade de trabalho em qualquer comércio ou empresa que tenha um setor de crédito e cobrança. Neste curso serão abordados os fatores de sucesso na negociação, fases da análise de crédito, cálculos para vendas a prazo, modelos de cobranças, organização de documentos, abordagem a consumidores e normas do Código de Defesa do Consumidor.

Mercado de atuação

Atue no setor administrativo e/ou financeiro de pequenas, médias e grandes empresas. Ou até mesmo no seu próprio negócio.


Duração

14 Horas

Nível

Essencial

Pré-requisitos

Ter no mínimo 16 anos e Ensino Fundamental Completo.

Conteúdo programático

  • Linhas de crédito para pessoa física
  • Como funciona um banco, definição de crédito, linhas de crédito, pessoa física
  • CDC – crédito direto ao consumidor, crédito pessoal, arrendamento mercantil financeiro (leasing)
  • Cartão de crédito, cheque especial
  • Crédito imobiliário, sistema financeiro de habitação, carteira hipotecária
  • Linhas de crédito para pessoa jurídica
  • Capital de giro, hot money, desconto de duplicata, desconto de cheque, conta garantida
  • Identificando o cliente, ficha cadastral para pessoa física e pessoa jurídica
  • A checagem das informações, SERASA, SPC
  • Risco e análise de crédito
  • Os “Cs” do crédito: caráter, capacidade, capital, colateral, condições
  • Análise subjetiva, transparência e reações do cliente, nível de confiança entre o cliente e avalista
  • Vontade de empreender, riscos do empreendimento, análise do credit score, visita ao cliente
  • Infraestrutura, estrutura administrativa, recursos humanos, mercado, processo produtivo
  • Segurança, fiscalização, oportunidades e ameaças do ambiente externo
  • Garantias de crédito, títulos de crédito, conceito e características do título de crédito
  • Duplicata de fatura, requisitos para validação da duplicata, triplicata, cobranças indevidas
  • Nota promissória, requisitos para a validação da nota promissória
  • Cheque, problemas com o cheque, motivos de devolução de cheques
  • Protesto, cobrança judicial, requisitos para a validação do cheque, letra de câmbio
  • Atos cambiários, conceito de garantia, tipos de garantia, garantia pessoal
  • Aval, fiança, garantia real, alienação fiduciária, hipoteca
  • Cobrança, inadimplência, atitudes que não devem ser tomadas por um cobrador
  • Conceito de política de cobrança, critérios para elaborar uma política de cobrança
  • Como elaborar um roteiro de cobrança por telefonema, como elaborar uma carta de cobrança
  • Visita pessoal, o que um cobrador precisa saber antes de sair a campo
  • Sugestões para conduzir uma conversa, dicas para recuperar o crédito durante a visita pessoal
  • Crédito e cobrança no seu dia-a-dia, conceito de crédito e débito
  • Cartão de crédito, cheque pré-datado, cheque sem fundo, dúvidas frequentes
  • A matemática do crédito e cobrança, porcentagem, conceitos de juros simples e juros compostos
  • Calculando parcelas e descontos

 


Garanta sua vaga hoje mesmo!